Ensayo clínico

Os 4 direitos dos pacientes de estudos clínicos

Publicado hace 1 año por Un ensayo para mí

Os pacientes que se voluntariam para estudos clínicos têm autonomia absoluta, que é protegida por 4 direitos. Quer saber quais são?

Los 4 derechos de los voluntarios de ensayos clínicos

Os estudos clínicos são estudos de pesquisa médica que envolvem milhares de pessoas em todo o mundo. Dependendo da fase da pesquisa, os voluntários podem ou não ser pacientes com a doença para a qual um novo tratamento está sendo estudado.

Esses estudos científicos têm o objetivo de mostrar como os novos medicamentos funcionam nas pessoas: se são seguros e eficazes e se podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

As pesquisas clínicas são a única maneira de a ciência testar a eficácia e a segurança de novos tratamentos, aprender como prevenir e tratar os sintomas de doenças e alertar sobre os efeitos colaterais dos medicamentos.

Para serem realizados, os ensaios clínicos devem ter a aprovação dos órgãos reguladores e dos Comitês de Ética de cada país, que garantem a segurança e a integridade do paciente.

Os 4 direitos que salvaguardam e protegem a autonomia dos voluntários de pesquisas médicas

1° Todos os voluntários de pesquisas clínicas têm o direito de serem informados sobre os possíveis riscos e benefícios potenciais do protocolo de pesquisa do qual participam.

2° Todos os voluntários de pesquisas clínicas têm o direito de se retirar da pesquisa médica a qualquer momento e sem qualquer prejuízo.

3° Todos os voluntários de ensaios clínicos têm o direito de discutir o protocolo abertamente com os pesquisadores médicos que conduzem o protocolo e de fazer qualquer pergunta sobre o protocolo.

4° Todos os voluntários de estudos clínicos têm o direito de receber tratamento e cuidados médicos gratuitos.

Todas essas informações são fornecidas ao paciente por meio do Consentimento Informado, um processo durante o qual um profissional explica ao paciente, verbalmente e por escrito, as características do estudo clínico do qual ele deseja participar. Uma vez que o voluntário tenha entendido todos os pontos e decida ir em frente, ele deve assinar o formulário de Consentimento Informado.